Imagem em preto e branco de sala de cirurgia

Nossa história

Seis décadas dedicadas a cuidar do seu coração

Hoje uma referência internacional em cardiologia e procedimentos cirúrgicos de alta complexidade, o Pró-Cardíaco nasceu de forma modesta, a partir de uma ideia ousada e original.

 

Dos atendimentos domiciliares realizados por uma ambulância alugada e um pronto-socorro improvisado no Hospital dos Radialistas, até a primeira cirurgia de implante de um coração artificial no Brasil: uma trajetória marcada por pioneirismo, grandes investimentos e inovações constantes. 

Principais acontecimentos e conquistas

    É criado, no Rio de Janeiro, o serviço de atendimento domiciliar cardiológico de urgência, idealizado pelo cardiologista Dr. Onaldo Pereira. Em 9/11/59, é fundado o Pronto-Socorro Cardiológico Pró-Cardíaco, ocupando algumas salas do então Hospital dos Radialistas, no bairro do Humaitá.

    Ano 1959

    Com o encerramento das atividades do Hospital dos Radialistas, o Pronto-Socorro Pró-Cardíaco muda para a Casa de Saúde Santa Lúcia, também no Humaitá.

    Ano 1961

    Para ser ampliado, o pronto-socorro muda para a rua Dona Mariana, em Botafogo.

    Ano 1967

    Criação da primeira unidade coronariana em um hospital privado no Rio de Janeiro, com o objetivo de atender pacientes mais graves e, futuramente, tornar-se a unidade de terapia intensiva do hospital.

    Aquisição de um novo imóvel pelo hospital e criação de outros nove leitos.

    Ano 1970

    Inauguração do primeiro serviço de hemodinâmica de um hospital privado do Rio de Janeiro. Com a aquisição de imóveis vizinhos, surge o endereço da rua General Polidoro e o número de leitos aumenta para 90.

    Ano 1980

    Realização da 1ª Jornada Científica do Hospital Pró-Cardíaco, uma inovação na área da saúde privada do Rio de Janeiro com foco na busca das melhores, mais atuais e fundamentadas práticas de combate e prevenção às doenças do coração.

    Criação do Centro de Terapia Intensiva (CTI) com cuidado transdisciplinar e do Centro Cirúrgico, ambos com tecnologia de ponta, possibilitando a assistência integral ao paciente com doença coronariana aguda. Realização da primeira cirurgia cardíaca institucional e utilização de uma tecnologia inovadora, o ecocardiograma transesofágico, durante as cirurgias.

    Ano 1988

    Aquisição de equipamentos de tomografia computadorizada e ressonância magnética e incorporação definitiva dos exames de medicina nuclear aos métodos diagnósticos. Inauguração da unidade pós-operatória e da nova unidade coronariana.

    Ano 1990

    Criação do Centro de Ensino e Pesquisas (Procep) do Pró-Cardíaco, dando início à construção de uma sólida trajetória de expertise nas áreas de educação continuada, treinamento, ensino e pesquisa clínica, sendo credenciado, ao longo de sua história, por órgãos como os Ministérios da Ciência e Tecnologia, da Educação e da Saúde para coordenar pesquisas multicêntricas e formar novos talentos.

    Criação da primeira unidade de dor torácica do Brasil, inspirada na experiência do Dr. Raymond Bahr, do Hospital St.Agnes, de Baltimore (EUA), permitindo sistematizar o atendimento e estratificar precocemente os pacientes com essa condição e assim, diminuir as internações desnecessárias e prolongadas e evitar a liberação de pacientes potencialmente graves. Um ano depois, a unidade é certificada como Centro Internacional de Dor Torácica pela norte-americana National Association of Chest Pain Emergency Departments.

    Ano 1995

    Com a iniciativa e coordenação da cardiologista Dra. Rosa Célia, tem início o projeto Pro Criança Cardíaca, em parceria com o Hospital Pró-Cardíaco, que possibilita o acesso de crianças carentes a exames de diagnóstico e cirurgias cardíacas com padrões internacionais de qualidade segurança. No mesmo ano, o centro cirúrgico do hospital ultrapassa a marca de 1.000 cirurgias realizadas e o seu modelo de integração com a UTI pós-operatória ganha o reconhecimento de instituições públicas e privadas em todo o Estado.

    Ano 1996

    Inauguração da nova unidade de emergência e do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) e criação do serviço de check-up cardiológico personalizado.

    Ano 1997

    Início do Programa de Residência Médica em Cardiologia, em parceria com a 6ª Enfermaria da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro.

    O Pró-Cardíaco entra para a história da terapia celular no Brasil e no mundo: em parceria com o Texas Heart Institute e com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), colhe resultados promissores na utilização das células-tronco no tratamento de cardiopatias isquêmicas. Dois anos depois, o estudo é publicado na revista norte-americana Circulation.

    Ano 2001

    Credenciamento, pelo Ministério da Educação (MEC), dos programas de residência médica nas áreas de cardiologia, medicina intensiva e medicina nuclear. O hospital já era credenciado no programa de clínica médica.

    O Hospital Pró-Cardíaco completa 50 anos.

    Ano 2009

    O Hospital Pró-Cardíaco passa a integrar a empresa de assistência médica Amil. Inauguração do novo laboratório de hemodinâmica e da nova emergência, ampliados e equipados com novas tecnologias, mais eficientes e com padrões de nível internacional.

    Ano 2010

    Lançamento do “Manual do Cirurgião” e elaboração dos protocolos de atendimento do centro cirúrgico. Preparação para a inauguração da unidade neurointensiva e conquista da “Distinção Canadá: Programa de Certificação de Serviços de Atendimento ao AVC”, com o objetivo de prestar um atendimento de acordo com as melhores práticas mundiais, minimizando os riscos em pacientes que sofreram acidente vascular cerebral.

    O gigante americano UnitedHealth Group finaliza a aquisição da Amil e o Hospital Pró-Cardíaco passa a integrar o grupo. Conquista das acreditações Canadian Council for Health Services Accreditation e Stroke Distinction (distinção de atendimento ao paciente com AVC), emitida pela Accreditation Canada. O hospital faz a primeira oclusão do apêndice atrial esquerdo no Brasil e as primeiras cirurgias de implante de coração artificial. Inauguração do Laboratório de Medicina Nuclear com o primeiro equipamento de SPECT-CT em hospital privado do Rio de Janeiro e da unidade semi-intensiva III. Criação do Estar Médico e do Centro de Apoio à Família (CAF).

    Ano 2012

    Inauguração da sala híbrida para cirurgias complexas nas áreas de cardiológica e neurovascular. O CTI completa 25 anos e ganha novas instalações, com 16 leitos, e recebe o nome do fundador do hospital, Dr. Onaldo Pereira. O hospital atinge a marca de 100 primeiros casos, com resultados positivos, de implante percutâneo da válvula aórtica pela equipe do Laboratório de Cardiologia Intervencionista/Hemodinâmica.

    Ano 2013

    O Pró-Cardíaco realiza a primeira cirurgia de implante do coração artificial Heart Mate II no Brasil. Inauguração da Central de Exames, com a ressonância magnética mais completa do País, e da nova infraestrutura do serviço de ecocardiografia. Inauguração do Centro Médico, em Botafogo, com foco em ações preventivas e cuidado contínuo especializado, equipado com tecnologia de ponta e equipe médica formada por renomados especialistas em diversas especialidades.

    O Hospital Pró-Cardíaco conquista a acreditação da Joint Commission International (JCI), mais importante certificadora de qualidade dos serviços de saúde no mundo, passando a fazer parte do exclusivo grupo de instituições brasileiras com essa certificação.

    Ano 2015

    Inauguração do Centro de Epilepsia do Hospital Pró-Cardíaco, em Botafogo. A unidade conta com atendimento ambulatorial multidisciplinar diário, das 8h às 20h; internação no sistema de day hospital; emergência especializada; serviço diagnóstico com videoeletroencefalograma 24 horas; e suporte de unidades neurointensiva e semi-intensiva. A equipe é formada por neuropediatras, neurocirurgiões, neuropsicólogos, psiquiatras, psicólogos e nutricionistas, todos especializados no tratamento da doença.

    Lançamento do projeto Atendimento da Doença Tempo Sensível - ADTS, auxiliando outras instituições hospitalares e diversas operadoras de saúde no cuidado certo aos pacientes que necessitam de tratamentos complexos.

    Atinge recorde de cirurgias em diversas especialidades, mais que duplicando a média histórica de procedimentos.

    Ano 2021