Controle de infecção
A equipe de Qualidade e Segurança do Pró-Cardíaco – formada por médicos, enfermeiros e pela gerência de hotelaria – atua com foco na prevenção de situações de risco para infecções, obedecendo a processos de controle baseados em padrões internacionais. Os procedimentos são analisados e validados pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), pela equipe de recursos humanos e pela direção do hospital, assegurando uma rigorosa vigilância, o que impacta em marcadores próximos de zero.
Recomendamos a leitura do Manual de Orientação para Pacientes e Acompanhantes da Internação, que traz orientações sobre controle de infecções e pode ser baixado na seção Internação.
Controle de infecção
O Pró-Cardíaco realiza diversas ações foco em controle de infecções. Confira a seguir:
Higienização das mãos
O Programa de Higienização das Mãos do Pró-Cardíaco respeita os indicadores da Organização Mundial de Saúde (OMS) e engloba uma série de ações que começam pelo treinamento/conscientização dos novos colaboradores nos âmbitos administrativo e assistencial.
A educação para a limpeza das mãos é continuada, com o registro mensal de indicadores de adesão enviados aos gestores de cada setor, para as providências necessárias. Há campanhas ao longo do ano e cartazes espalhados por toda a instituição.
A principal e mais simples medida de prevenção de infecções também é alvo de iniciativas inovadoras, como os portais inaugurados pelo Pró-Cardíaco em 2011. Um grande adesivo do chão ao teto em formato de sinal de trânsito e com um dispenser de álcool gel 70%, na entrada de todas as unidades de internação do Hospital, chama a atenção dos profissionais de saúde que cuidam dos pacientes e dos amigos e familiares.
Além do “portal da vida”, como é chamado, todos os corredores de unidades têm pia, água e sabão. Cada leito do Hospital também tem as duas opções para a higienização das mãos.
Central de Material e Esterelização
Para garantir baixas taxas de infecção no Centro Cirúrgico e possibilitar maior conforto aos cirurgiões que operam na instituição, todos os materiais são esterilizados pela equipe da Central de Material e Esterilização do Pró-Cardíaco.
Vigilância ativa do uso racional dos antimicrobianos
O programa de vigilância ativa do uso racional dos antimicrobianos consiste na contagem e no registro, a cada 24 horas, do número de leitos ocupados e vagos (levando-se em consideração leitos bloqueados e leitos extras), bem como do número de internações, altas, óbitos e transferências internas e externas. O objetivo desses procedimentos é facilitar o gerenciamento hospitalar como um todo, evitar que leitos sejam mal aproveitados e que os insumos sejam proporcionais às necessidades.
Prevenção de infecção associada ao cateter vascular
O Bundle cateter é um programa implementado pela equipe de Qualidade e Segurança do Pró-Cardíaco com foco em prevenção de infecção associada ao cateter vascular. O descritivo do programa está disponível para download no pdf abaixo.
Prevenção da pneumonia em paciente de terapia intensiva em ventilação invasiva
O Bundle pneumonia é um programa implementado pela equipe de Qualidade e Segurança do Pró-Cardíaco com foco em prevenção da pneumonia em paciente de terapia intensiva em ventilação invasiva. O descritivo do programa está disponível para download no pdf abaixo.
Bundle da prevenção da ferida operatória
O Bundle da prevenção da ferida operatória é um programa implementado pela equipe de Qualidade e Segurança do Pró-Cardíaco com foco em prevenção da ferida operatória. O descritivo do programa está disponível para download no pdf abaixo.